
O sol e os cabelos
Os raios solares se apresentam com vários comprimentos de ondas e com efeitos diferentes sobre a pele e os cabelos.
- Os raios Ultravioleta B (UVB) – na faixa até 280 nanômetros - param na superfície da pele e provocam danos agudos como queimaduras, eritema e até mesmo bolhas. Causam perda protéica e ressecamento dos cabelos.
- Os raios Ultravioleta A (UVA) – na faixa até 320 nanômetros - vão até a segunda camada da pele (derme) e estimulam o bronzeado. Não causam eritema, mas causam degeneração das fibras de colágeno e elastina, provocando envelhecimento precoce da pele.
Nos cabelos, atingem a matriz, uma espécie de cimento entre as células do córtex, prejudicando a retenção da água.Este mesmo cimento, composto pelas ceramidas e que também une as diversas camadas da cutícula, degrada-se, deixando as escamas abertas, resultando em cabelos ásperos, ressecados, sem brilho e com as pontas duplas.
Os raios Ultravioleta A também degradam a tirosina e a fenilalanina, dois aminoácidos que dão resistência à queratina, que é a proteína dos cabelos, deixando-os fracos e quebradiços. Quando os pigmentos do córtex são atingidos pelos raios UVA, a cor se altera, sendo que os cabelos escuros ficam mais avermelhados e os loiros mais dourados. Os cabelos pretos são os mais resistentes aos raios solares.
Filtros solares Os filtros solares para cabelos normalmente bloqueiam as radiações UVA e UVB. Deverão ser aplicados 20 minutos antes da exposição solar, pois precisam de tempo para agir.Com o cabelo molhado, espalhe o produto, penteie e deixe secar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário