Desde os mais antigos tempos, cabelos foram usados pra definir classes sociais, religiões e infinitos outros modos de divisões. Pra que esses cabelos tomassem formas e texturas, foram precisos inventar fatores externos, como gomas, laquês, géis, pomadas e afins. Mas, primeiramente, como surgiu tudo isso?
Bem, vamos lá!
Na idade média, onde todo mundo usava perucas, misturavam clara de ovos e polvilho pra poder fixar aquelas montanhas de cabelos. Nesse meio tempo, veio do oriente a goma arábica, considerada uma evolução pra essa receita caseira. Mas, até surgir o gel de cabelo, passou-se muito tempo.
O gel de cabelo, que conhecemos hoje, surgiu na década de 30/40 com a guerra, de um modo bem estranho. Na segunda guerra, os soldados desenvolveram uma substancia, conhecida como PVP para tratar ferimentos em animais. Mas começaram a notar que o pelo ficava “fixo” e duro com o tal produto. Então, o que os soldados fizeram? Usaram nos cabelos. Em seguida a isso, astros adotaram o tal visual, como James Dean, Marlon Brando e Elvis Presley, eternizando o visual Rockabilly. Nasce ai o grande consumo do Gel de cabelo.
Em seguida surge também o primeiro spray de cabelo, na década de 40, envasando em tubos praticos pra viagem a tal goma laquê, ou laquê. Mas daí até os dias de hoje muita coisa surgiu. Inclusive as pomadas modeladoras, fixadores e leave-ins.
Spray fixador ou laquê, todo mundo já conhece. Serve pra fixar o penteado, porém sem muito movimento. Hoje em dia existem os fixadores inteligentes, jatos secos, ultra fortes... As opções são muitas, depende da sua necessidade e do seu penteado.
Os Geis de cabelo servem pra ficar e deixar o aspecto de cabelo molhado, modelando e fixando também. Gera certa polemica quando se fala se faz bem ou mal ao cabelo.
Agora sim, sobre as pomadas e ceras pra cabelo. As pomadas, consideradas “primas ricas” do gel de cabelo, existem em diversas opções de texturas e finalidades. As ceras e as pomadas têm funções bem semelhantes. Ambas foram criadas a partir do gel, mas não proporcionam o brilho molhado e têm mais poder de modelação. As pomadas e as ceras são perfeitas para definir os repicados e desconectados dos cortes que andam tão em alta.
As pontas podem ser ultramodeladas e ainda servem para tirar volume, criar efeito "lambido", bem grudado na cabeça. As ceras têm brilho suave e as pomadas são mais opacas. Encontradas nas formas de spray, líquidas e em pasta e as ceras em bastão ou pastosas, são práticas e fundamentais para a finalização do seu penteado. Mas cuidado, a escolha da pomada ideal para o seu cabelo é fundamental.
Vou usar como exemplo, alguns produtos que uso:
Essa Pomada, a Definition Paste, da MixUse,tem efeito Flexivel, ou seja, dá pra modelar o cabelo como desejar depois. De textura mais "molhada", pode ser usado nos cabelos molhados ou secos, definindo o penteado em seguida.
Essa pomada, a Structural Support, da MixUse, é um gel-cola que proporciona movimentos mais radicaris, como moicanos ou topetes, tem uma fixação forte e um aspecto parecido com cola, e proporciona um visual molhado e bem fixo! Pode-se usar com o cabelo molhado ou seco.
A Finishing Blonde Forever, da Mix-Use, exclusiva para cabelos loiros, possui ação desamareladora, corrige a porosidade e melhora o caimento dos fios. Possui efeito perolado que aumenta visivelmente o brilho dos cabelos. Você pode modelar os cabelos, delineando mecha por mecha, para valorizar o corte.
A Spiral Definition, da MixUse, serve para modelar os cabelos cacheados, dando forma e definição aos cachos. Tem uma fixação com efeito memória, ou seja, pode-se moldar novamente o cabelo após o uso, caso necessário. A fixação é forte, porém não fica com efeito endurecido.
O Liquid Crystal, da MixUse, finaliza penteados com controle da porosidade, dando brilho, acabamento e polimento. É um sérum, com textura oleosa, evolução dos antigos silicones. Não tem a função de fixar nem de modelar, mas dar brilho, textura e qualidade ao fio recém-escovado, pranchado ou modelado.
A Power Paste, da Keune, é uma pomada de finalização extremamente mate (sem brilho), de fixação forte e muito versátil. Fixa rapidamente e modela muito bem. Feito para visuais "bagunçados".
A Molding Paste, da Keune, é uma pomada que proporciona fixação média, para cabelos curtos e médios. Cria penteados autênticos, com acabamento de pouco brilho. Essa pomada proporciona textura, volume, movimento e flexibilidade ao cabelo. Preferencialmente usar nos cabelos secos.
A Shaping Fibres, da Keune, é uma cera modeladora com fibras de baixa fixação. Ideal para destacar porções e mechas (como cortes desfiados) deixa-os radiantes e flexíveis durante e após o penteado. Cria movimento no cabelo sem perder o estilo devido às fibras especiais. Use com cabelos secos ou úmidos.
Essas são algumas, mas o vasto mercado de pomadas e finalizadores estão ai, dispostos a colaborar com sua beleza! Escolha o seu produto, consulte sempre seu cabeleireiro e fique bela ou belo sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário