sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Que tal falar de "CASPA"???





Ih! Agora o assunto ficou sério!

Nossos papos normalmente são de coisas belas e glamurosas, mas precisamos falar desse assunto constrangedor e que precisa de tratamento: CASPA!
Este é um problema muito frequente, que às vezes pode passar despercebido. No geral, quando aparecem aqueles indesejados resquícios de caspa que caem sobre os ombros é que a maior parte das pessoas começa a se preocupar.A caspa, que pode ser seca ou oleosa, causa o enfraquecimento e a queda anormal dos fios, além de uma irritante coceira.  

Caspa oleosa: corresponde a uma manifestação da dermatite seborreica, causada pelo excesso de oleosidade devido à proliferação de determinados fungos. Os sintomas são vermelhidão e coceira intensa no couro cabeludo, com escamas oleosas e amarelas que colam à cabeça.
Caspa seca: é uma descamação natural e mais suave do que a oleosa. É resultado de uma renovação rápida das células do couro cabeludo, causada pelo uso de produtos agressivos, como o secador, de fricção excessiva ou de origem alimentar. Os sintomas são também a coceira e partículas finas e brancas que se desprendem facilmente.

As causas são diversas, mas principalmente causadas por estresse, variações de temperatura - como o ar frio e seco -, má higiene do couro cabeludo e uma alimentação rica em gorduras ou em carboidratos refinados (como arroz, macarrão e pão brancos). 

A caspa não é transmissível, nem mesmo se você usar o mesmo pente ou a escova de cabelo de quem tem o problema.
 Ainda não tem cura. A caspa pode acompanhar a pessoa ao longo de sua vida, com períodos de melhora e piora. Porém, com o tratamento adequado é possível reduzir os sintomas, como coceiras e descamações. 
O ideal é tomar banho com água morna ou fria (lembre-se: a água quente agrava o ressecamento). Outra dica é evitar as situações estressantes, sempre que possível.
 Evite ainda ficar com o cabelo úmido por muito tempo e use um xampu específico para tratar a caspa três vezes por semana. Se o uso do xampu anticaspa não for suficiente para diminuir o problema, consulte o seu dermatologista, que poderá indicar a aplicação de loções especiais ou, em casos mais graves, até um remédio via oral.

Então, amores...Vamos cuidar do couro cabeludo e ter uma vida mais saudável!

Nenhum comentário: